Com prefácio escrito pelo ex-prefeito de Caruaru e presidente do Instituto Histórico de Caruaru, Anastácio Rodrigues, e orelha assinada pela educadora e atual Diretora Acadêmica da IES, Marileide Rosa, a obra faz um passeio pelos principais aspectos da história da Entidade.

Um passeio pela história de pioneirismo e contribuições para o desenvolvimento educacional de Caruaru, através da primeira faculdade da cidade, é um aspecto a ser encontrado no livro “Direito e Educação – Faculdade de Direito de Caruaru (Caminho para o mundo / 1959-2011)”. De autoria do jurista e educador Darley Ferreira de Lima, o livro será lançado na próxima sexta-feira (15/06), às 20h, na Sede Administrativa da Faculdade Asces. Professor Darley soma ainda outros oito livros em sua carreira literária, além de inúmeras outras publicações, e está na história da Instituição desde a sua criação, em 1959.

Esta obra trata de uma parte da história do passado, desde a fundação, onde surge o pioneirismo de Tabosa de Almeida e a colaboração do professor Pinto Ferreira na área pedagógica/administrativa. “A primeira turma de Direito da Instituição teve apenas 23 alunos, sendo dez de Caruaru e os demais de diferentes municípios da região”, relembra o autor, confirmando os dados que estão presentes no livro.

Os primeiros anos foram repletos de desafios e estes são lembrados na obra, além de mostrar a evolução da unidade com a chegada de Douglas e Ednara Tabosa (Filhos de Dr. Tabosa), Paulo Muniz Lopes, Márcia Charret, Marileide Rosa de Oliveira e Sidrônio de Lima para as áreas administrativa e pedagógica, com Darley em uma nova diretoria, a situação penetrou em uma moderna composição pedagógica com profundidade no campo da propedêutica. Posteriormente a este período, Paulo Muniz Lopes assume o comando da Faculdade Asces que substituiu por determinação jurídica a então SCES (Sociedade Caruaruense de Ensino Superior).