Entre os apontados, estão ofícios como de engenheiros ambientais e de petróleo, técnicos em mecatrônica e biotecnologistas.

No interior de Pernambuco, a Asces é a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) a disponibilizar o curso de Engenharia Ambiental. De acordo com o coordenador da graduação, Professor Helder Parente, o profissional habilitado na área gerencia questões relacionadas à sustentabilidade ambiental, podendo trabalhar em empresas de saneamento, órgãos ambientais, fábricas de sistemas de tratamento, indústrias de energia e de base ou construtoras responsáveis por grandes obras de infraestrutura. Helder Parente concede entrevista ao Portal Asces sobre o mercado regional, os investimentos da Asces e as perspectivas de futuro nesta área.

Qual a importância do engenheiro ambiental no atual período de desenvolvimento industrial?

Quando estamos vivenciando este período de crescimento econômico no Estado de Pernambuco, e se não houvesse a preocupação com o meio ambiente e os impactos provocados pela instalação de dezenas de industrias por todo o Estado e a possibilidade, segundo o governo de Pernambuco, de instalação de mais cerca de 30 industrias em 2012, é que notamos como é importante termos profissionais nesta área. O engenheiro ambiental é que fará os estudos preliminares das áreas onde serão implantadas estas indústrias, indicando assim qual o projeto ambientalmente compatível e que menos irá provocar impactos ambientais, de maiores proporções, naquele local. Estes estudos de impacto ambiental irão ajudar a uma melhor adequação do projeto e, na maioria das vezes, com um custo menor para a indústria. Então, é de fundamental importância a atuação do engenheiro ambiental neste período, pois evitará o crescimento econômico com a degradação ambiental verificada durante o desenvolvimento dos países ricos.

Que tipo de problemas o engenheiro ambiental lida no dia a dia?

O Engenheiro ambiental lida com um série muito grande de problemas ambientais, é tão grande que para citar talvez não caiba nesse espaço. Mas vou listar aqui alguns dos campos de atuação do Engenheiro Ambiental:

  • Avaliar o impacto ambiental de projetos industriais e de engenharia sobre florestas, rios e mares e propor soluções de engenharia ambiental para reduzir ou eliminar esses impactos.
  • Garantir que a obra está respeitando as normas e leis ambientais durante a sua construção.
  • Escrever relatórios sobre o impacto ambiental e fazer pesquisas de campo para medir a degradação ambiental.
  • Realizar monitoramento de poluição do ar, água e solo sempre levando sempre em conta os critérios técnicos da engenharia ambiental.
  • Dar assessoria de Engenharia Ambiental para empresas que querem requerer os certificados internacionais ISO 9000 e ISO 14000 de respeito ao meio ambiente.
  • Realizar projetos de recuperação de áreas que já foram degradadas para reconstruir o meio ambiente.
  • Realizar projetos de disposição adequada de lixo, tratamento de resíduos industriais ( sobras que vem das fábricas ) e tratamento de material tóxico.

O que diferencia o engenheiro ambiental de outros profissionais que atuam na área ambiental, como gestores, consultores e especialistas em emergências ambientais?

A diferença fundamental é a formação. Os profissionais que hoje estão no mercado de trabalho não tem a formação adequada para atuar na área, são profissionais que não tiveram noções de uma série de conteúdos durante seus cursos de graduação. Por exemplo, quais desses profissionais tiveram noções de ecologia, educação ambiental, biologia, química ambiental, geologia ambiental, microbiologia ambiental, bioquímica, tratamento de efluentes, gestão de recursos hídricos, gestão da qualidade do ar, controle de ruídos e vibrações, estudos sobre impactos ambientais, legislação ambiental etc.? Nenhum. Se adquiriram foi em um curso de pós-graduação, que mesmo assim não tem todos esses conteúdos. É por isso que, quando é proposto um Estudo de Impactos Ambientais para um determinado projeto é necessário reunir um grupo de profissionais de diversas áreas, porque eles não tem todos os conhecimentos necessários que o engenheiro ambiental trás em sua bagagem. Não estou aqui dizendo que o engenheiro ambiental sozinho terá condições de fazer um estudo de impactos ambientais, mas será necessário menos profissionais para realizá-lo. Também é necessário deixar claro que existem profissionais que atuam em empresas, que foram treinados para atender as demandas da área ambiental da qual são gestores e alguns tem condições de atuar muito bem nessa área.

Os profissionais formados encontram demanda em Pernambuco ou ainda precisam migrar para outras regiões em busca de emprego?

Hoje em Pernambuco não estamos conseguindo atender a necessidade do mercado, principalmente por conta do grande número de projetos industriais em andamento no polo de Suape. Parece que o mundo todo quer vir para Suape, como disse um profissional amigo meu, sejam empresas americanas, europeias, coreanas, chinesas etc., todas querem uma vaguinha em Suape. Por conta desse "boom", a demanda por engenheiros e principalmente engenheiros ambientais é muito forte. Então hoje temos uma carência muito grande aqui no Estado, não sendo necessária a migração para outras áreas do País. Temos algumas excessões de profissionais que recebem propostas melhores em outros estados e que por conta disso tem a opção de escolher qual o melhor caminho financeiro e profissional para ele.

Os estudantes encontram facilidade de estágios ou só os graduados podem atuar na área?

Recebo vários emails solicitando tanto estagiários como engenheiros ambientais. Ainda há uma carência muito grande, pois o estado tem apenas dois cursos de engenharia ambiental na capital e um em Caruaru. Talvez por conta disso um estagiário esteja recebendo mais de mil reais para estagiar em empresas, industrias, Órgãos estaduais e municipais. E para o Engenheiro Ambiental a faixa salarial é algo em torno de 5 a 6 mil reais em média. Temos tido até algumas dificuldades em explicar aos alunos que o estágio obrigatório somente é permitido a partir do 5º período no curso da Asces.

A Asces é a primeira faculdade do interior de Pernambuco a disponibilizar o curso. Qual a responsabilidade da instituição para com a região, tendo em vista que Engenharia Ambiental é uma das profissões em ascensão e que a preocupação com o meio ambiente é tema recorrente na atualidade?

Esse projeto da Faculdade Asces possibilitou a Caruaru estar na vanguarda do que mais novo existe na área da engenharia. Enquanto algumas instituições traziam para cá cursos de baixo investimento, a Asces procurou seguir um caminho distinto e formar profissionais de diferentes perfis para dar suporte ou fundamentar a Região.


Pesquisa da Firjam

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAM) ouviu 402 empresas que juntas empregam 2,2 milhões de trabalhadores, durante a realização da pesquisa que foi publicada no mês de março deste ano. A partir daí, delineou o futuro da demanda profissional na indústria para os próximos oito anos.