A Central de Transplantes de Pernambuco está em alerta. É que o número de doações de órgãos em janeiro deste ano, com relação ao mesmo período em 2010 caiu. Enquanto no ano passado foram dez doações, esse ano só houve três até o momento. Para saber mais, o telefone é 0800 281 2185.

A coordenadora da Central de Transplantes Zilda Cavalcanti afirma que não há uma explicação para a queda registrada nas doações. “Esse processo tem um comportamento sazonal, uns meses há mais doações, outros menos, varia”, contou Zilda Cavalcanti.

Ela acredita na importância do papel do médico no processo de doação de órgãos. “É essencial que o medico converse com a família do paciente quando houver morte encefálica para que os parentes entendam e seja mais fácil a abordagem na hora da doação”, afirma Zilda Cavalcanti.

Apesar da diminuição do número de doadores por habitante, a coordenadora conta que a quantidade de transplantes subiu em 4% em Pernambuco. “Essa contradição pode ser explicada, entre outros fatores, pelo convênio que a Secretaria Estadual de Saúde firmou com um táxi aéreo, que possibilita a vinda de doações de outros estados”, explicou.

Fonte: pe360graus