Pela segunda vez o docente da Faculdade Asces, Vanuccio Pimentel, foi convidado para integrar a Missão Internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA), dessa vez, o Cientista Político foi como observador nas eleições municipais Paraguaias.
 
As eleições municipais do Paraguai aconteceram no dia 07 de novembro e a observação da OEA esteve presente entre os dias 03 e 09. O Processo ocorreu em 237 municípios paraguaios e mais de 3 milhões de eleitores estiveram habilitados a votar.

“Fui designado como observador no Departamento (Estado) de Caazapá, sul do Paraguai, fiquei responsável por vários municípios desse Departamento e mesmo apesar de pequeno, percorri uma rota de quatro municípios totalizando um percurso de 300 km”, comenta Vanuccio.

A OEA em parceria com a Justiça Eleitoral teve a responsabilidade de garantir que os direitos democráticos fossem respeitados e que o processo eleitoral ocorresse na mais perfeita ordem e segurança. No final do processo de eleição, cada observador emitiu um relatório apontando os principais problemas ocorridos no pleito e depois a OEA oferecerá alternativas para melhorar e avançar o processo eleitoral.

O Departamento que o professor foi observador, a maioria da população tendia a votar no partido Colorados. Vanuccio comentou que foram bem recebidos pelas pessoas em geral, mas a dificuldade era justamente com os integrantes do partido Colorados, que não colaborava com os observadores da OEA. “Depois do processo eleitoral, o partido Colorados ganhou a prefeitura da capital, onde eu estava, saímos do Tribunal Eleitoral e já estavam em festa, mesmo sem o resultado oficial. Nesse momento ao passar com o veículo da OEA, começaram a gritar "fora OEA" e atacaram nosso carro, aos chutes e empurrões, foi um dos momentos mais tensos de toda a missão”, relata o professor.

Encerrada as eleições os observadores tiveram que sair às pressas do local, em direção ao hotel e depois que a chefia da missão foi avisada, determinou o regresso imediato para a capital do Paraguai, Assunção, por motivos de segurança. Apesar do ocorrido não houve feridos.

PROCESSO POLÍTICO

O Paraguai passou 35 anos de ditadura e recentemente em 1989, passou a ter eleições democráticas, de modo que a cultura democrática ainda não é a mais desenvolvida, por isso o clima de tensão entre os partidos e os simpatizantes eram intensos, mesmo assim não houve uma eleição violenta.

Há 60 anos que o partido político denominado Colorados (ANR), domina o processo político no Paraguai. Na última eleição presidencial, o atual presidente Fernando Lugo derrubou a hegemonia colorada, dessa forma, essa eleição era a oportunidade do partido colorados se reorganizar e mostrar força para as próximas eleições presidenciais.