“Política Nacional de Saúde Bucal – Resultados e Perspectivas” é o tema da Conferência Nacional que ocorrerá nesta terça-feira (19/10), às 15h, no Auditório Ageu de Aquino Sales do Curso de Odontologia da UFPE, em Recife. Coordenado nacionalmente pelo Doutor Gilberto Pucca, o evento conta com a coordenação em Pernambuco da Profa. Dra. Nilcema Figueiredo e com outros cinco debatedores, entre eles o também Prof. Doutor Petrônio Martelli, docente da Faculdade Asces.

A meta do evento é evidenciar a reorganização das ações e serviços de saúde bucal no ambito da Atenção básica, como parte fundamental na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com os organizadores, a saúde bucal é parte inseparável da saúde geral e está relacionada diretamente com as condições de vida das pessoas.

Convidado por ser um pesquisador nesta área, o prof. Dr. Martelli defendeu a tese – “Política Nacional de Saúde Bucal – Teoria à Prática: Um estudo de caso à cerca de sua implantação em Recife-PE no período de 2000 a 2007”, há cerca de um mês, quando conquistou o título de Doutorado. “A cidade do Recife incorpora vários itens da PNSB, mas apresenta dificuldades gerenciais comprometendo a completa implantação do Plano”, destacou o pesquisador sobre a linha de estudos.

Durante dois anos e meio, o prof. produziu seis artigos científicos que foram publicados em revistas da área, além disso, outra conquista a partir desse estudo é a colaboração com um capítulo em livro inédito que reunirá autores brasileiros e internacionais, que será lançando até o primeiro semestre de 2011.