Políticas públicas, qualidade de vida e o machismo são algumas das temáticas que serão abordadas durante a II Semana Internacional da Mulher promovida pela Asces. A programação acontecerá no período de 8 a 12 de março, sempre das 17h às 19h e das 19h às 20h30min, no auditório da Instituição. O evento é gratuito e aberto ao público. Outras informações no Portal Asces (www.asces.edu.br) ou no telefone: (81) 2103.2000.

A organização estima superar o número de participantes no ano passado, que chegou a 1.000 pessoas envolvidas nas palestras e mesas-redondas à cerca do universo feminino. “Toda a programação do evento será direcionada para a mulher. A idéia é proporcionar o desenvolvimento de um senso crítica das pessoas frente a realidade da mulher hoje, valorizando a cultura e a arte”, disse Adilson Ferraz, professor da Asces e um dos organizadores do evento.

Uma das palestras mais esperadas será proferida por Teresa Cristina Souza, vice-ministra da Secretaria de Políticas para a Mulher da Presidência da República: “A evolução das Políticas Pública para as Mulheres no Brasil”.

Programação

Segunda-feira: 08/03

Recepção das alunas com brinde ASCES

9h – Caminhada a favor dos direitos da mulher (Saída Rua da Matriz até a Prefeitura)

Entrega de proposta para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

14h30min – Projeto Cine Sofia / Local: Auditório da Asces / Entrada gratuita e aberto público / Exibição do filme – Caramelo.

17h – Mesa-redonda: “A importância da Auto-estima para a Qualidade de Vida da Mulher”./ Local: Auditório da Asces./ Convidados: Simone Monte (Fisioterapeuta dermato-funcional/ASCES), Shirley Freitas(Psicóloga/ASCES) e Lígia Beltrão (Nutricionista/ASCES).

Terça-feira: 09/03

17h – Mesa-redonda: “O Desafio de Viver em um Mundo Feminista e Machista”./ Convidados: Sheila Bezerra (Socióloga/UFPE), Ana Maria de Barros (Cientista política – UFPE) e Shirley Freitas (Psicóloga)./ Mediador: Alexandre Costa Lima (Mestre em Filosofia/Sussex University).

19h – Júri simulado: “O julgamento de Maria Bonita”./ Local: Fórum Universitário / Convidados: Projeto de Adoção de Cidadãos presos.

Quarta feira: 10/03

17h – Palestras: “O Parto e a Saúde da Mulher” / Local: Auditório ASCES / Convidados: Naiale Lucinda (Enfermeira especialista em obstetrícia), Parteira Zezé do Alto Moura, Dr. Xisto Valones (Professor de Medicina Legal/Asces), Belisa Duarte, Ana Barreto (Profa. Psicologia) / Mediadora: Ladjane Araújo (Enfermeira Mestre em Saúde Pública)

Quinta-feira: 11/03

17h- Mesa-redonda: “Uma visão dos homens sobre as Mulheres” / Local: Auditório ASCES / Convidados: Veridiano Santos (Mestre em História/UFPE), Evandro Costa (Mestre em Filosofia/FAFICA), Getúlio Amaral (psicanalista) / Mediador: Adilson Ferraz (Prof. Mestre em Filosofia/UFPE/Asces)

Sexta-feira: 12/03/10
19h – Mesa-redonda: “A evolução das políticas públicas para as mulheres no Brasil” / Local: Auditório da ASCES / Convidados: Vice-ministra Teresa Cristina (Secretaria Nacional de políticas públicas dos direitos da Mulher, Louise Caroline (Secretaria da mulher de Caruaru-Pe), Valéria Gorayeb (Coordenadora do Curso de Enfermagem ASCES), Prefeito de Caruaru José Queiroz. / Mediador: prof. Msc Emerson de Assis (Mestre em Ciência Política/UFPE).

Confira a programação do evento.