O GJF é aberto ao público e, este ano, está mais encorpado nas atrações. Entre elas, figuram nomes como Magic Slim, blueseiro de Chicago, Celso blues Boy, lenda do blues brasileiro, Azimuth, um grupo que se internacionalizou há anos, Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, Tico Santa Cruz, da Detonautas, com seu projeto paralelo, e o cantor nova-iorquino de soul e gospel Kirk Dixon. O homenageado deste ano é o jornalista Ronildo Maia Leite, que também dá nome ao palco.

A secretária comenta que o festival muda o perfil da cidade no período momesco: “No primeiro ano, a maior dificuldade foi no sentido das pessoas aceitarem um festival de jazz durante o Carnaval. Este ano foi feita uma pesquisa e o resultado foi que 34% dos pesquisados são favoráveis ao festival. Mas os resultado nestes três anos são ótimos. Já estamos com 85% dos hotéis ocupados, virão ônibus com turistas de Fortaleza, Salvador, Maceió, Natal e do Recife”, contabiliza a secretária, acrescentando que o evento vem sendo divulgado em várias capitais do País.

Se perdeu parte do apoio oficial (a Prefeitura de Garanhuns e Chesf são patrocinadores deste ano, além de um apoio da TV Globo), o Garanhuns Jazz Festival angariou empresas privadas: “Pretendemos, nas próximas edições, depender cada vez menos do poder público e cada vez mais da iniciativa privada”, diz Giovanni Papaléo, ressaltando que, graças aos parceiros privados, peças publicitárias e demais insumos logísticos de suporte foram conseguidos.

Importante foram as parcerias com empresas de instrumentos musicais. Várias delas se deixarão representar no GJF, como a Holland (teclados), a Odery (fábrica de baterias) e a Fender (guitarras). A Holland, por exemplo, trará um mestre tecladista que trabalha para empresa e dará workshops (todos serão gratuitos, e as inscrições podem ser feitas na secretaria de cultura e turismo). Por sua vez essas empresas viabilizaram os sorteios que serão realizados durante o festival. Os prêmios serão instrumentos como teclados Holland, guitarras Fender e baterias Odery: “A pessoa concorre escrevendo um texto dizendo por que quer ir para o Garanhuns Jazz Festival, manda para o e-mail contato@garanhunsjazzfestival”, explica Gabriela Valença, deixando um aviso: “Este ano, o frio de Garanhuns está de inverno, assim aconselhamos a quem for que leve agasalhos”.

Confira a programação do festival na agenda do nosso site www.asces.edu.br e bom Carnaval ou melhor, jazz.