Um grupo de pesquisadores norte-americanos publicou um estudo na revista científica Nature afirmando que tratamentos com antibióticos poderiam pôr em risco a imunidade inata do intestino. De acordo com os responsáveis pelo estudo, o risco é explicado pelas freqüentes ocorrências de infecções com bactérias resistentes a esse tipo de medicamento, aumentando os danos à saúde de pacientes hospitalizados.

Os cientistas do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York (EUA), liderados por Eric Palmer, estudaram a causa desse tipo de infecção por bactérias resistentes a antibióticos, enquanto observavam ratos em laboratório tratados com antibióticos. Entre as descobertas está a de que os ratos tinham menores quantidades de uma proteína intestinal com poder de combater os micróbios.

Os pesquisadores acreditam que a proteína é capaz de exterminar bactérias altamente resistentes aos antibióticos, como no caso do enterococo resistente à vancomicina (VRE). Esse tipo de micróbio se aproveita do déficit sofrido pela defesa imunológica inata causado pelo tratamento com antibióticos.

Com informações de Agências Internacionais.