Um estudo publicado no Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, afirma que crianças que são tratadas com o antibiótico amoxicilina correm mais risco de ter problemas dentários durante a vida.

A descoberta feita pelos cientistas da Universidade de Iowa, indica que a droga parece estar ligada à danificação permanentes de dentes, que podem ir de sutis pontos brancos a pequenas cavidades e manchas marrons.

Foram acompanhadas 579 crianças do nascimento até os 32 meses de idade. Através de questionários realizados a cada três ou quatro meses, os cientistas reuniram informações sobre a quantidade de influxo de fluoreto e o uso de amoxicilina. Uma das constatações foi que após os 32 meses de idade, 91% das crianças já haviam utilizado a droga

Os cientistas acreditam que o uso de amoxicilina por um período de três a seis meses dobrava o risco de fluorose dental (envenenamento por flúor). A amoxicilina é um dos antibióticos mais utilizados em crianças, para combater problemas como infecções de ouvido intermediárias.

A fluorose geralmente é causada por exposição excessiva a fluoreto em que a maturação do esmalte do dente é bloqueada pela interrupção dos ameloblastos – que são as células que produzem e depositam esmalte na superfície dos dentes.

"O período de uso de amoxicilina foi relacionado ao número de surgimento de dentes permanentes com fluorose precoce."

Com informações da BBC Brasil.