Em uma ação pioneira, a Secretaria Municipal de Saúde de Brejo da Madre de Deus convidou um grupo de estudantes de Odontologia da Asces para um mês de estágio extra-curricular no município. De primeiro de janeiro, ao dia 31, nove discentes do nono período realizaram mais de três mil atendimentos nos psf’s e Centros de Especialidades Odontológicas (Ceo’s) da cidade.

A seleção para a atividade aconteceu através de análise curricular e avaliação. Para que acontecesse a iniciativa, o município ofereceu toda a infra-estrutura necessária para a permanência dos estudantes durante o período.

As atividades desenvolvidas pelos discentes, no município foram as oferecidas normalmente pelo Sistema Único de Saúde no município. “O que mais nos impressionou foi a diversidade do atendimento e de procedimentos feitos num município considerado pequeno. Atuamos em todas as especialidades odontológicas desde a periodontia até implantes dentários e prótese”, destacou a aluna Lorena Vilarim.

Em unanimidade, os discentes destacam importantes lições aprendidas nesse estágio. “Foi extremamente proveitoso porque aprendemos com procedimentos, aprendemos a conviver com outra realidade social e principalmente por conhecer a realidade do SUS, tomando decisões e vivenciando nossa futura profissão”, declarou Liliane Cristina Rocha.

Participaram do estágio os alunos Lorena Vilarim; Liliane Rocha; Rachel Lorena; Rodrigo viegas; Igor Bastos; Fernando MArtorelli; Michele andrade; Jeyson Lelis e Renata de Almeida.

O estágio dos discentes da Asces teve a supervisão do Coordenador de Saúde de Bucal de Brejo, Marcelo Cavalcante e do secretário de saúde do município, Gil Brasileiro.