Dois novos testes rápidos para diganóstico (leptospirose e leishmaniose canina), e o reagente imunoblot rápido para confirmação sorológica da infecção pelo HIV serão produzidos, através de uma de transferência de tecnologia, assinada entre a Fiocruz e a empresa Chembio Diagnostics.

Os contratos se referem à produção dos testes e de acordo com o gerente do Programa de Reativos para Diagnósticos do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) da Fiocruz, Antonio Ferreira, a previsão é de que seja dobrada a produção atual de testes rápidos fornecidos ao Ministério da Saúde (MS) – de um milhão/ano para cerca de dois milhões/ano.

Pelo contrato, o Biomanguinhos vai fornecer os produtos para o MS, que atualmente não dispõe de testes rápidos de leishmaniose canina e leptospirose. Com estes dois novos produtos o MS terá uma melhoria significativa nas ações de controle das duas enfermidades.

A transferência de tecnologia do imunoblot rápido para confirmação sorológica da infecção pelo HIV vai, principalmente, reduzir os custos do ministério.

Com informações da assessoria de imprensa da Fiocruz.