Uma nova pesquisa do governo do Canadá demonstrou que a fumaça da maconha pode ter toxinas mais prejudiciais do que a do cigarro.

Uma pesquisa realizada no Departamento de Saúde do Canadá comparou a nocividade das fumaças da maconha e do cigarro. Entre as conclusões, os cientistas afirmam que as substâncias químicas encontradas na fumaça da maconha possuem 20 vezes mais amônia, um elemento químico ligado à ocorrência de câncer, e cinco vezes maior de cianeto de hidrogênio e óxido de nitrogênio, que estão ligados a danos causados no coração e pulmões, respectivamente.

De acordo com os pesquisadores, a fumaça dos cigarros contêm maior quantidade de uma toxina ligada a problemas de fertilidade.

David Moir, que liderou as pesquisas para o Departamento de Saúde do Canadá, usou uma máquina que coletava a fumaça para comparar a toxicidade entre o cigarro comum e a maconha e detectar a presença de pelo menos 20 elementos químicos prejudiciais à saúde.

"O impacto para a saúde (do consumo) da maconha geralmente é negligenciado devido ao debate da legalidade", disse Richard Russel, especialista na Clínica de Tórax Windsor.

"Estes resultados não me surpreendem. As toxinas da fumaça da maconha causam inflamação no pulmão, dano no pulmão e câncer", acrescentou.

A pesquisa foi publicada na revista especializada New Scientist.