Relatório divulgado pela Fiocruz indica que o número de fumantes no País caiu pela metade em 17 anos. O índice despencou de 34%, em 1989, para 16%, em 2006. Esse número é baseado em brasileiros com mais de 18 anos que fumam. O relatório, produzido a partir de levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz, e encaminhado pelo Ministério da Saúde à Organização Mundial de Saúde, OMS.
 
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o Brasil foi o país que mais reduziu proporcionalmente o número de fumantes na sua população. Enquanto Japão e Estados Unidos reduziram em média 0,5% ao ano, o Brasil reduziu a população de fumantes em média 2,5%. “A OMS deverá estar publicando em breve boletim com análise sobre as políticas anti-tabagistas no mundo e essa redução é resultado de política pública e de mobilização da sociedade", disse durante a publicação do relatório pela Fiocruz.

Em discurso, Temporão lembrou que é a favor da proibição total do fumo em ambientes fechados. “A idéia de criar espaços confinados específicos para fumantes é caro, do ponto de vista prático, para bares e restaurantes. E é ruim porque cria uma espécie de gueto num espaço que deveria ser de confraternização, alegria. O caminho adequado, maduro, que deve ser discutido com a sociedade e o comércio, é a proibição do fumo em ambientes fechados”, afirmou Temporão.

O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão. Os outros tipos de câncer relacionados com o uso do cigarro são: câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.

Para o professor Uoston Holder, criador e coordenador do projeto Asa Branca de Combate ao Câncer Bucal, o fumo representa um risco muito grande para o desenvolvimento de atividades cancerígenas. “Nas ações de consulta da Clínica Asa Branca, constatamos um grande número de problemas relacionados ao fumo. Nossos alunos além de avaliar também conscientizam os pacientes”, declarou o odontólogo que também é professor da Asces.

Dicas para PARAR de fumar:
– Beber muita água;
– Mastigar chicletes e balas ou chicletes de nicotina como substituição ao cigarro;
– Exercícios aeróbicos e relaxamento;
– Escovar os dentes imediatamente após as refeições. Quem fuma perde o paladar e quem fuma costuma substituí-lo após as refeições pelo cigarro;
– Conscientizar-se dos males do cigarro e pensar negativamente nele, realmente enojar-se;
Pratique sempre um novo esporte.