O hortifruti culturista, Tony Wright, 42 anos, deu início a sua jornada sem dormir, na manhã desta segunda-feira, 14, (10 horas, horário de Brasília). A tentativa é de entrar para o livro Guinness dos Recordes com o maior número de horas sem dormir e para conseguir essa façanha ele precisa superar a atual marca de 264 horas, ou 11 dias, sem tomar nenhum tipo de estimulante.

O inglês sustenta a tese de que partes diferentes do cérebro precisam de quantidades diferentes de sono e que é possível ficar acordado e ativo por longos períodos. "Eu já fiz mais de cem experimentos com falta de sono, variando de dois a oito dias", afirma.

De acordo com o pesquisador, uma dieta baseada em alimentos crus, incluindo frutas, saladas e sementes ajuda na manutenção das atividades do corpo. “Eu descobri que a dieta pareceu fazer uma diferença grande a minha habilidade de permanecer acordado e permanecer funcional”, disse após ter começado sua tentativa. "Estou bastante confiante de que a primeira semana desta tentativa deve ser fácil, mas além disso vamos ter que esperar para ver”, concluiu.

O recorde atual de horas sem sono foi estabelecido em 1964 por Randy Gardner, então com 17 anos, na cidade americana de San Diego.

Importância do sono
Para a ciência, dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados,  podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo.

Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, revelou que, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue – quantidade equivalente a três doses de uísque.

Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

Fases do Sono
– Fase 1 – Melatonina é liberada, induzindo o sono(sonolência)
– Fase 2  – Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal
– Fases 3 e 4 – Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã
– Sono REM – Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória.

Conselhos para Dormir Melhor
– À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades
– Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").
– Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
– Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
– Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã
– Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
– Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
– Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
– Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir
– Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono