Alunos pernambucanos vão representar o Estado, na final brasileira do Imagine Cup 2007, promovido pela Microsoft. O concurso conhecido como a Copa do Mundo da Computação em TI é realizado entre mais de 36 mil estudantes de todo o mundo. O projeto vencedor que vai para a final brasileira trata de um dispositivo móvel para leitura em Braille, chamado KnowTouch, o qual permite a deficientes visuais o acesso a informações via internet, através de um monitor adaptado para o método Braile de linguagem. A equipe vencedora desta fase foi a Oysterix SD Team, integrada por alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Entre as oito equipes finalistas, cinco eram de universidades pernambucanas, sendo duas da UPE e três UFPE. A comissão julgadora é formada por professores universitários, técnicos da Microsoft, jornalistas e representantes da indústria de hardware e software. A Imagine Cup é a maior e mais importante competição do mundo para estudantes de TI. , este ano envolveu 36 mil estudantes de todo o país. O concurso mundial tem a participação ainda de estudantes de outros 90 países.

A fase final do concurso será disputada entre os dias 6 e 12 de agosto, na Coréia do Sul. E vai distribuir prêmios que variam de US$ 8 mil a US$ 25 mil. “A qualidade do ensino de tecnologia no Brasil não fica nada a dever aos outros países, o que explica a quantidade de inscritos e o percentual de semifinalistas brasileiros”, explica Carlos Ferreira, diretor de novas tecnologias da Microsoft Brasil.

Com o resultado do KnowTouch, os estudantes foram convidados a participar de uma competição mundial na Inglaterra, a Acceleration, que reúne os primeiros lugares de todos os países.