Cientistas da Universidade de Liverpool acompanharam os hábitos alimentares de 60 crianças, de 9 a 11 anos, enquanto assistiam a anúncios de comida, brinquedos e a um desenho animado. O resultado apresentado foi que as crianças que possuem excesso de peso tendem a dobrar o consumo de alimentos quando assistem a anúncios de comida na televisão.

O trabalho, apresentado no 15º Congresso Europeu de Obesidade, confirma os efeitos dos anúncios de comida na TV nos hábitos alimentares das crianças. Ficou constatado que crianças de peso normal, elevaram o consumo de alimentos em 84%. Já os menores que estão entre os “acima do peso”, foi constatado a elevação no consumo em 101%. As crianças obesas respondem pelo maior índice. 134% de aumento enquanto assistem a comerciais de TV.

Para a Nutricionista Lígia Beltrão, o que mais preocupa essa geração é o tempo, normalmente em excesso, que os pequenos passam diante da TV e por conseguinte, a falta de exercícios físicos. “Existem comerciais de TV que influenciam de tal maneira a fazer a criança acreditar que um alimento industrializado compensa da mesma forma que um alimento natural, como acontece muito em iogurtes”, afirmou Lígia Beltrão, professora da disciplina Nutrição da Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces.

“Os pais devem tentar controlar de maneira mais eficiente a alimentação de seus filhos. Não é agir de forma a causar trauma proibindo tudo. A consciência na hora das compras é o caminho mais fácil. Investir em alimentos naturais como frutas, verduras, queijos brancos e evitar gorduras hidrogenadas, que são facilmente encontradas em salgadinhos, biscoitos é uma solução inteligente”, declarou a nutricionista.